[Especial Centenário Luiz Gonzaga] #2 O Vôo da Asa Branca

Este ano serão muitas as homenagens à Luiz Gonzaga, devido as comemorações do centenário de seu nascimento. Mas não é de hoje que o Rei do Baião recebe homenagens. No ano 2000 ele foi tema do espetáculo Teatral O Vôo da Asa Branca (ou Luiz Gonzaga o Rei do Baião)" , com texto e direção do premiado Deolindo Checucci, baseado na vida do Rei do Baião e na literatura de cordel, com bom humor e muito forró este comovente musical narra parte dos momentos importantes da afirmação da cultura nordestina e popular no Brasil, contando desde o programa de Ary Barroso (anos 70) até manisfestações populares e religiosas como a procissão de Nossa Senhora. O espetáculo ficou em cartaz por oito anos sempre com casa lotada, sucesso de público e crítica e percorreu o país com temporadas em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Campina Grande além de municípios do interior da Bahia. 

O espetáculo recebeu diversos prêmios entre eles O Prêmio Lourdes Ramalho de Dramaturgia (Campina Grande), Prêmio Copene de Teatro como Melhor Espetáculo (Salvador), Prêmio Braskem de Teatro (Salvador) - Melhor Espetáculo (2001),  foi selecionado pelo Ministério da Cultura como um dos dez melhores espetáculos do Brasil, o que valeu uma aparição no programa "Teatro na TV" com a apresentação da atriz Irene Ravache. 



Na ocasião da temporada do Rio de Janeiro o jornal O Globo publicou uma matéria com o título "A Vida de Luiz Gonzaga rende aula alegre sobre o Brasil" que dizia:

"Tudo na encenação tem um limite exato, que a deixa sempre dentro do âmbito das possibilidades e do conhecimento do elenco, que canta, toca e dança a fim de contar a sua história com alegria e amor. (...) É muito raro se ter aula de Brasil a um só tempo tão informativa, eficiente, agradável e alegre. O espetáculo precisa ser visto" Bárbara Heliodora, Jornal O Globo, 29 de março de 2001
No vídeo abaixo você confere um trecho deste belo espetáculo protagonizado por Vitório Emanuel


O Vôo da Asa Branca (ou Luiz Gonzaga o Rei do Baião)
Texto e Direção: Deolindo Checucci
Temporadas de 2000 à 2008
Elenco: Vitório Emanuel, Iami Rebouças, Cristiane Mendonça, Cristiane Amorim, Daniel Becker, Marcelo Praddo, Eduardo Albuquerque, Heraldo Souza, Laura Haydée, Mônica Gedione, Bira Freitas, Isabela Malta Raimundo Filgueiras, Raidem Coelho, Widoto Àquila, e Tom Carneiro.
Músicos: Branco do Acordeon, Heraldo Souza, Raiden Coelho, Fabrício Rios, Nélson Jr. e André Borges
Público: Mais de 100 mil espectadores


 

0 comentários:

Postar um comentário